Módulo esquentando muito - O que fazer?

Hoje vou ensinar como instalar um cooler de pc em módulos amplificadores, isto só é necessário caso ele esteja esquentando mesmo se usado dentro das especificações corretas.

Geralmente módulos amplificadores desenvolvidos para som automotivo, especialmente os de classe AB e também os mais baratos, já trabalham bem quentes, devem ser instalados em locais ventilados e não foram projetados para trabalhar por várias horas sem intervalos, isso acaba gerando constrangimento ao dono do som que fica "na mão" quando a galera tá lá curtindo o som e derrepente para tudo e a luz de "proteção" fica acesa até o módulo esfriar.

Em primeiro lugar, não se deve utilizar alto-falantes com a impedância menor do que a mínima suportada pelo amplificador (exceto quando se tenta "turbinar" o módulo) e esse costuma ser o maior vilão em casos de superaquecimento. Se você está utilizando a impedância correta e seu módulo ainda esquenta que quase da pra fritar um ovo nele e entra em proteção, então é hora de "forçar" a ventilação para que ele fique tocando por mais tempo.

Alguns fabricantes já notaram tal necessidade e o cooler já vem instalado no amplificador, mas se seu módulo não tem cooler e apresenta problemas de superaquecimento não se preocupe: instalar um cooler não requer conhecimento avançado, requer apenas atenção.

Dicas de instalação:

- Não há limites de coolers pra um módulo, você pode colocar quantos achar necessário, afinal o cooler consome apenas 0,23 Ah.
- Antes de instalar o cooler em qualquer lugar da superfície do módulo, analise primeiro as áreas do módulo que esquentam mais, pois são estas áreas que dissipam o calor dos transistores e é nelas que os coolers devem atuar, na maioria dos casos são as laterais dos módulos.
- Para fixar o cooler no módulo você pode utilizar cola de contato ou fita de dupla-face.
- Para o cooler funcionar apenas quando o som estiver ligado, ligue o terminal negativo junto ao terminal negativo do módulo e o positivo junto ao remote do módulo.

Onde encontrar: Qualquer loja de informática tem desses pra vender, é o mesmo utilizado em fontes de computadores, para não fazer confusão e o balconista não te empurrar um cooler de processador, diga que quer um cooler FAN apenas para ventilação do gabinete que custa cerca de 15 reais o médio e 25 reais o grande.


Até a próxima!

21 comentários:

  1. pois e... tenho um booster ba2100 3000wrms
    ele ta esquentando bastante so que to usando os falantes sertos, na verdade, ate mais fraco do que os recomendados, e de 4 ohms como pede o manual, vou ver se consigo colocar umas 3 fans nele de 120 mm, so que ao inves de colar ele no dissipador, quero ver se furo a tampa do modulo e coloco 2 soprando ar frio pra dentro e 1 tirando o ar quente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo!!! estes modulos não possuem 3000rms não!! no max 1500rms mas não deve tocar isso tudo ainda! eu tive um! ;)e estes modulos esquentam mesmo! abraço!

      Excluir
    2. Cara eu tive um e eu colocava pano molhado bem molhado quase pingando em cima dele pra ele tocar bastante sem bater na proteção. E dava certo, até o dia que o ladrão arrombou o carro e levou ele. Na verdade o diabo me fez um favor porque eu ja não aguentava mais ficar molhando pano e colocando nele. Eu ja havia usado antes coolers de 12cm coloquei na época dois soprando para dentro e saindo o ar pelas laterais. E nada, o maldito parava na proteção mesmo. Então eu aumentei a amperagem da bateria e coloquei um megacapacitor. E o maldito ainda ficou esquentando. Meu problema só ficou resolvido com as flanelas molhadas. Fica a dica, estou providenciando um SSL 5000wrms esse é mono e toca muito. Outro para os drivers 1500wrms e um croosover para os cortes ficarem perfeitos. Bateria de 100ah pra começar, Mega capacitor que o ladrão não levou e estou montando dois subs de 220/20 Bobina 99/30 1500rms 15" 04 drivers HDC 3000 200rms Batistaka. Daqui apouco quero 4 Mid Range para de 8" pra ficar uma caixa legal e paredão de dar gosto. Depois de tudo pronto vou fazer um vídeo e postar no youtube.

      Excluir
    3. eu tenho um booter ba2100 no carro ta ligado 3 subwoofer de 400 watts RMS e não esquenta tamo,muita gente diz que esse módulo esquenta de mais na minha opinião ele esquenta o normal depende da ligação de cada um se tiver casando impedancia e não tiver sobrecarregando a potencia em RMS do módulo não frita não..

      Excluir
  2. cara to pensando fazer o msm....o modulo e bom mais nao toca muito tempo nao.da dõ de furar mais vai ser o jeito msm.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um modulo STETSOM CL500 120RMS(60x2 2ΩOhms)
    e (50x2 4ΩOhms). Ele esta empurrando 2Subwoofer's de 300W PMPO cada Subwoofer( Obs:Não sei quanto dá 300PMPO=??RMS).
    E o modulo esta esquentando muito, estou com medo dele queimar. Voces poderiam me dar uma dica?
    Por horas vou tentar refrigerar o modulo com um cooler de PC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara esse modulo é muito fraco pra teus sub pois os dois da 300rms e teu modulo so toca 120rms 2x60rms tu precisa um que toque 2x150rms ou seja 300rms.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. instalei dois coolers em meu ba 600.4

    http://www.youtube.com/watch?v=kgD43DETQN8

    olhem no vídeo e observem os detalhes na descrição

    a instalação é super simples

    ResponderExcluir
  6. estou com um explosound xm 2600(800rms)empurrando 2 bomber upgrade ,o q ta acontecendo é que esse fds ele começou a entrar em proteçao, ae agora quando eu quero aumenta o som,ele entra em proteçao,ae quando vou ver ele ta super quente,sera que os coolers me ajudariam.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho u modulo da b.buster 3000 GL e esta entrando em proteção mas quando eu tiro os cabo RCA e desliga o radio e liga de novo ela volta a funcionar mais quando eu conecto os cabo de novo ela entra em proteção novamente alguém sabe me informa oque pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo seu problema ai esta no modulo mande ele em alguma eletronica especializada que eles arrumao.

      Excluir
  8. p*t* que p*riu por que o meu módulo ferve tanto?deve dar +- uns 45 graus de temperatura chega a queimar a mão
    não tem como trocar capacitores e transistores ou outras peças para evitar o sobreaquecimento tenho um booster ba 2100 3000 watts pmpo
    qual seria recomendado que não esquente tanto?

    ResponderExcluir
  9. tenho um B52 de 1800w e esquenta muito para toca 2 woofer de 450rms e 4 cornatas e 2 tweeter

    ResponderExcluir
  10. Olá, estou montando um som, e já tenho um alto falante Rex de 800 rms e uma selenium d250x, queria saber agora qual modulo mais em conta eu poderia comprar, e que aguentasse tocar isso tb ne! Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Ola. Eu tenho 4 matador max d 15' numa scenic 4 corneta seleniun d200 e dois twiter hinor 120 rms. Falta algo no som?

    ResponderExcluir
  12. Amigo tenho um boog de 1000 mas percebi que o cooler dw nao funcionou hj. Ele so é ativado quando o modulo esquenta ou nao?

    ResponderExcluir
  13. em casa... que fonte seria nescessaria pra empurrar um tl-1800 taramps ?
    e qual modulo tocaria a potencia exata de um bicho papao de 12'' 550rms ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. tenho um SSL 1200 empurrando um cara preta 400 e 4 69, pelo fato dele ser de 1200 era pra empurrar tudo legal mais nao empurra e esquenta muito e entra proteção me ajude ai rapeis!

    ResponderExcluir
  15. ola amigos eu tenho um taramps TL-1200 tocava 4 d200 selenium numa boa
    mais agora eu coloquei umas d250x eu turbinando ele tocaria umas 3 dessas?

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar este blog

Carregando...