Dicas para prolongar a vida útil das suas baterias de som automotivo

Com amplificadores cada vez mais potentes, a necessidade de utilização de baterias apenas para o som automotivo é cada vez maior, com base nisso vou ajudá-los a prolongar a vida útil de suas baterias garantindo a qualidade do seu som e economia pro seu bolso.

Antes de comprar a bateria

- Analize a necessidade de corrente em amperes do seu som, o jeito mais simples é calcular a potência em RMS e dividir por 12, por exemplo, se a soma total de potência dos aplificadores é 2000 RMS basta fazer a seguinte conta: 2000 / 12 = 166,6 Ah. Nesse caso uma bateria de 180 Ah resolve.

- Existem no mercado baterias náuticas que por fora são iguais a uma de caminhão comum, porém a tecnologia empregada nelas é muito superior e sua vida útil é bem maior com uma capacidade de reserva de carga  (é o tempo que ela fornece energia constantemente antes da voltagem cair e descarregar) cerca de 3 vezes maior que as de caminhão convencionais.

- Marcas não devem ser tratadas como etiqueta, baterias consagradas no mercado são mais caras porém oferecem um custo benefício muito melhor ao longo-prazo. Moura é a pioneira em durabilidade e suas placas são as mais ricas em prata, o que garante a bateria um aumento significativo dos ciclos de carga /descarga suportados pela bateria, se for optar por outra marca, procure por baterias náuticas e não se engane com essas "baterias pra som", pois elas tem apenas etiquetas bonitas enquanto baterias náuticas tem tecnologia de ponta para fornecer carga por longos períodos e se o problema for espaço, compre baterias de gel, mas é bom que você tenha um bom escorpião de bolso porque essas são bem caras.

- Adquira um recarregador "inteligente", esses são os únicos recarregadores que deixam a bateria com 100% de carga sem danificá-as, para baterias que serão usadas especificamente para fornecer carga ele é indispensável.


Depois comprar a bateria

- Instale-a o mais perto possível dos amplificadores e utilize cabos de acordo com a recomendação dos fabricantes dos módulos.

- Todas baterias tem uma vida útil baseada em ciclos de carga /descarga sendo que quanto profundos e intensos forem os ciclos, menor será o número se cargas suportadas. Para evitar isso use um voltímetro para monitorar a carga da bateria e não deixe-a descarregar completamente, com o som em uso em alta potência ela deve permanecer com pelo menos 11 V, quando começar a baixar mais que isso recarregue-a.

- Use a bateria do som automotivo apenas para o som, não tente fazer o alternador do carro recarregá-la pois pra essa aplicação de carga/descarga só o recarregador inteligente é recomendado porque recarrega a bateria completamente e tem proteção para não danificá-la.



FUJA DA ROUBADA:

Existe no mercado uma linha de baterias denominada AGM e elas prometem uma recarga 10 vezes mais rápida utilizando baixa amperagem na recarga e uma capacidade de reserva e fornecimento contínuo em alta amperagem maior além de prometer suprir todos os picos de necessidade de corrente do som.
Pelas próprias leis da físicas vemos que isso é impossível, afinal uma bateria não poderia "criar" energia: ela apenas descarrega a energia armazenada e a falha desta teoria é afirmar que ela pode fornecer mais energia do que foi "guardada" nela. Outro fator que não deve ser ignorado é que as baterias AGM são apenas baterias chumbo-ácidas comuns iguais a que usamos em nossos carros porém são celadas e valvuladas, o que permite que elas trabalhem em qualquer posição e por esses simples aspectos elas custam quase o preço de uma de GEL que é infititamente superior, mas se quer bateria e não tem problemas com espaço, opte pelas NÁUTICAS e se tiver pouco espaço: GEL, deixe as AGM só pra quem gosta de pagar mais por uma bateria maquiada.

29 comentários:

  1. Bom dia .olha vou montar um som no golf 95.
    temho um dvd pioneer retratil, 2 falantes eros sds de 15 com 1200wats rms 1modulo stetison 2k5e mono.
    4 cornetas selenium d250x 2super twiter selenium 1 modulo pra sterio huricane 4,160 um bateria de 60amperes. qual bateria devo comprar pro meu som ficar bom e tocar muitas horas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só vc calcular potencia de seu modulo e dividir por doze. o resultado será a capacidade da ahperage da bateria ideal, para seu som, por exemplo: 1200 rms /12 = 100 amperes.
      abraços.

      Excluir
  2. As xs power,optimas,entram nessa lista de AGMs maquiadas?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, estou com uma dúvida... tenho uma bateria de 60A, estou montando um projeto simples, estou com um sub pioneer de 300rms e um par de 6x9 de 140rms, estava pensando colocar um modulo mono de 300rms pro sub e um de 150rms para os alto falantes.
    Usar dois módulos neste caso pode afetar a bateria?

    Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Quanto mais coisas elétricas vc colocar em seu carro, irá puxar mais energia, por isso q na maioria das vezes esses carros mais completos de fabrica costumam saír com baterias um pouco mais potentes, por exigir mais da carga. Bom mais no seu caso a sua bateria é de 60amp, o seu som daria numa faixa de 450 amp, essa bateria daria conta tranquilo, vc só tem q v direitinho a reserva de capacidade dela, ela t enforma certinho quanto tempo vc vai poder ultiliza-la por um periodo sem q precise de carga.

      Excluir
  4. no meu caso e o modulo hbuster de 600 w
    ai a bateria de 60 amp da
    mas quanto tempo ele aguenta com o som ligado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu caso e o modulo hbuster de 600 w
      ai a bateria de 60 amp da
      mas quanto tempo ele aguenta com o som ligado?......

      GERALMENTE NESSE CASO A SUA BATERIA ETÁ DENTRO DAS ESPECIFICAÇÕES DE AMPERAGEM, SENDO ASSIM A PRÓPRIA BATERIA VEM COM UMA ESPECIFICAÇÃO DIZENDO..... "RESERVA DE CAPACIDADE"
      ELA T INDICA QUANTO TEMPO ELA VAI DURAR MANTENDO A CARGA SEM BAIXAR COMPLETAMENTE, MAIS ESSA ESPECIFICAÇÃO SÓ SERVE QUANDO ESTÃO BATENDO AS AMPERAGENS CORRETAS.....

      Excluir
  5. bom dia tou com uma duvida tou montando um som com 2 alto falante de 18 4 corneta 4 twiter e uma maquina de 2000 qual bateria e melhor

    ResponderExcluir
  6. tenho um modulo 2k5 de 2500w rms,um power system a1000,2 tornados 1100cada,4corneta deh x250,2 twirtes 100rmscada,3 medios de 350rms cada!qual abateria e fonte ideal pra toka meu som,sem eu ter problema

    ResponderExcluir
  7. Estou pensando em colocar no meu carro um sub bravox edx de 1500wrms e um módulo banda ice de 2500wrms queria saber qual a melhor bateria para poder tocar esse projeto?
    Estava pensando em uma impact de 150amp!

    ResponderExcluir
  8. Bacana o conteúdo do post, seria bacana também se pudesse falr sobre o que acha sobre as fonte automotivas, que também servem para carregar as baterias, e por carregar muito mais rápido, sobre a possibilidade de danificar as baterias ou não.

    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  9. bom dia,
    Vc disse que era so calcular os rms e dividir por 12 certo?
    mas é pra somar os rms dos falantes, cornetas, twuites e modulos?
    ou tudo isso exceto o modulo??

    vlw

    ResponderExcluir
  10. acho que entendi, é só somar os módulos e dividir por 12 confere?

    ResponderExcluir
  11. em relação ao recarregador inteligente, qual seria o adequado para recarregar uma bateria ate 180a?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. as baterias extreme power mw de gel e agm é boa?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite taramps HD 8000 2 ohms,qual bateria vc me indicaria. obrigada

    ResponderExcluir
  15. Boa noite taramps HD 8000 2 ohms,qual bateria vc me indicaria. obrigada

    ResponderExcluir
  16. Tenho duas baterias uma de 150 e uma de 90 coloquei uma em cima da outra no carro mais sem encostar nos pólos VC acha que tem algum problema ?

    ResponderExcluir
  17. Minha bateria e moura 48A tem dois meses de uso quando carrego ela vai pra 13v, mas em pouco tempo vai pra11.9v sem nada ligado, isso e normal?

    ResponderExcluir
  18. Ola tenho uma saturnia 180 amper valvulada to tocando um modulo de 3000 rms, esta bom para meu som ou a bateria é ruim??

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma bateria de 150amp p o meu som. De uns dias p cá quando coloco ela p carregar em casa sem o som ligado está aparecendo um chiado dela como se as placas estivessem queimando com um mal cheiro. Isso é normal? ??? Por favor tirem essa minha dúvida. Não quero levar p uma equipadora sem ter certeza do que está acontecendo pois eles irão mandar comprar logo outra. Ela tem de 2 a 3 anos de uso. Meu ema é: js-melo1973@bol.com.br. obg.

    ResponderExcluir
  20. Com um caregador de carga rápida até quantos vts poso deixar elas carefarem.tenho 3 paterias de 180h para tocar um tarps 5000 exemplo poso deixar elas carefarem até 13.5 v ou até 14 v

    ResponderExcluir
  21. Com um caregador de carga rápida até quantos vts poso deixar elas carefarem.tenho 3 paterias de 180h para tocar um tarps 5000 exemplo poso deixar elas carefarem até 13.5 v ou até 14 v

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, amigos!
    Eu tenho taramps 800 e Banda 1500 ice
    E comorei uma bateria moura estacionária e uma fonte gilsom ambas de 100 AMP.
    Vcs sabem me dizer se suporta?
    Ou devo tocar.
    Além disso ela está ligada na bateria do carro, eh o correto, ou seria melhor ficar independente?

    ResponderExcluir
  23. Exatamente o que procurava sobre baterias estacionarias, concordo plenamente, obrigada!

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar este blog