Cornetas queimando: Como evitar

Muito comum ocorrer em diversas aplicações de som, seja som automotivo ou som profissional, é algo que pode custar caro se não forem tomados os cuidados para que situações como essa não se repitam com frequência.

Os reparos de drivers em geral, tem uma vída útil relativamente curta, isto é, se utilizados dentro das especificações duram cerca de 5 vezes menos que um alto-falante comum.

Devido a grande fragilidade, o uso de frequências inadequalidas é o maior vilão sendo responsável pela maioria dos danos em reparos, para evitar isso o uso de um filtro (capacitor ou crossover) é indispensável para garantir a durabilidade e qualidade do som emitido pelos reparos, essa regra se aplica também à reparo de tweeters, porém por falta de informação e a grande variedade de capacitores que instaladores indicam o problema é mais comum em drivers.

Já vi instalador usando capacitor de 100 v por 47 uf e dizendo que usa esse porque faz o driver "falar mais", isto passa para o driver uma frequência muito baixa, que força-o a excurcionar o reparo além do que ele foi projetado, se quer uma frequência mais encorpada utilize drivers maiores de 2" e coloque também alto-falantes para médio-grave com o corte de 100 até 5 khz e terá muita qualidade e sem ficar torrando dinheiro com reparos.

CAPACITORES RECOMENDADOS PARA DRIVERS:

250V x 4,7 uf PS é 4,7 (um pouco mais que o do tweeter) e não 47 como é utilizado em muitos casos;
250V x 22 uf (deve ser usado em aplificadores menos potentes, pois esta frequência já pode danificar os drivers).


Conte-nos suas experiências, até a próxima!

58 comentários:

  1. eu uso capacitor de 47 uf bipolar em série com resistor de 8 ohms 20w e dura bastante..mesmo usando reparo paalelo.obs uso em pa com amplificador de 150wrms@4ohms

    ResponderExcluir
  2. boa noite sou novo nesta parte de som tenho um H1 480.4 com 2 cornetas com drive da B BUSTER 3000 mas esta quimando o reparo direto nao toca nem 2 dias e queima o que faço
    tenho um capacitor e tudo toca legal um dia inteiro mas depois queima como faço sera que estou ligando errado? pois ja é a 3 x que tenho que trocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual teu capacitor? É mega capacitor? Se for observa quantos farad ele é, pq comigo aconteceu de o capacitor queimar o som inteiro por ser forte demais o mega capacitor, tenho dois ultravox de 15 4 d250x dois twiters e 2 pw de 150 RMS e o mega capacitor com seus 35 farad queimou o som inteiro

      Excluir
  3. Amigo, tenho um som com 2 sub de 700 rms cada, 4 cornetas de 150 rms ligadas em bridge e dois twiters de 100 rms... um modulo 6 canais de 2600 rms e um crossover taramps (paguei 360 reais).. mas depois q mandei instalar, estourou os capacitores 100v/22 uf das cornetas e os 2,2 uf dos twiters . Ai coloquei capacitores mais fortes (250 v).. entao me lasquei.. queimou as 4 cornetas e os twiters quando aumentei tudo o volume... so sobrou os subs... sera que tem algo errado ?

    ResponderExcluir
  4. Capacitor 100 x uf100 em um drive 250x trio está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não VC deve usar 250×4,7 se a potencia do modulo for muito superior a potência das cornetas

      Excluir
    2. tbm uso,é certo,pode queimar as cornetas?

      Excluir
    3. Eu utilizo 4 drivers,cada um tem um capacitor de 4.7uF por 250V da uma voz ensurdecedora.

      Excluir
  5. O correto msm e vc usar um capacitor de 10 uf com resistor de 20w15Rj que vai da um corte de 2khz a 12db que vai deixa o seu driver com medio perfeito obs: não recomendo capacitor De 4, 7 para driver fenolico e sim para driver de titanium pós os drivers fenolico foram feitos para tocar apenas medio e os de titanium medio e a agudo e esse capicitor de 4, 7 foram feito para tocar mais agudo do que medio essa é dica qualquer duvida e so entra em contato

    ResponderExcluir
  6. Sou novo não entendo muito queria saber qual são capacitar usar em corneta de 250 trio jbl e qual potência usar para essas cornetas

    ResponderExcluir
  7. Posso mistura corneta titanium com fenolica.

    ResponderExcluir
  8. Posso mistura corneta titanium com fenolica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim meu amigo mais os cortes de frequencia sao diferente como vc vai ultizar drives de titanium juntos com os driver felonolicos nao vai ser preciso vc utiliza tweeter pq os driver fenolicos reproduz tanto a frequencia meia quanto a aguda ai fica a dica qualquer duvida tamos ai

      Excluir
  9. Qual corte para d450ti pra não queimar Pq já queimei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2000khz ou 2khz se for ultizar capacitor coloca o de 6.8uf ou ultilize dois de 4.7 uf ligado em paralelo

      Excluir
  10. ola tenho uma corneta d 450 trio ela queimou o reparo ,eu percebi q ela esta batendo grave, a regulagem correta eu devo usar ? ela esta ligada no modulo taramps ts de 800 rms mas um crossover digital 5 vias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo ultizar os cortes 2000 khz ou em 2khz sao as msm frequencia coloquei os dois exemplos pq cada crossover marca o corte de uma forma

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O meu driver hs6000dw o capacitor e 100v ufa 47uf já perdi as conta quantas vezes queimou qual o capacitor correto pra eu usar?

    ResponderExcluir
  13. meus amigos muitos instaladores e vendendores incadicam medidas de capacitores incorretas so para o teu reparo queimar e vc ter que voltar para fazer manutencão mais eu vou da uma dica para vcs sobre capacitores: para cornetas vcs podem esta ultilizando capacitores de 6.8 uf ou dois de 4.7uf em paralelo e para os tweeter poder ser ultizar os de 2,2 uf ou 3.3 uf outra dica nunca utiliza capacitores de 47 uf ou superior cornetas pos vcs iram torra os seus reparos direto qualquer duvida estamos ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sua ultima resposta foi fatal, agora sei o que posso fazer pra parar de queimar minhas cornetas, mais só tem um detalhes eu uso nos Drivers 47uf, beleza.
      Mais meus super tweeters não queimaram nem uma vez, já se foram 8 reparo para 2 drivers, e os tweete inteiros.
      O que pode ser, somente o capacitor errado nos drivers?

      Excluir
    2. O único problema está nos capacitores da corneta trocá ele por um de 6.8 uf ou então por um de 4.7uf aí depois vc me fala qual foi o resultado seus driver irao dura anos

      Excluir
    3. Amigo tenho 4 medios magno de 350 e uso um banda de 1800 rms só que tão queimando muito j queimei 3 vezes oque poço fazer para que deixe d queima

      Excluir
  14. Tenho 4 drivers JBL d250x , gostaria de saber qual o melhor capacitor para esses drivers e como fazer a ligação física , sou novo e não sei , uso os 4 em paralelo e um canal de 300wrms para eles , tenho que colocar 1 capacitor para todos ou um para cada ? No casa do um para cada , a derivação do positivo é antes ou depois do capacitor de cada drivers ?

    ResponderExcluir
  15. Tenho quatro cornetas 305 da seleniun toco elas com um taramps T.A 2000 tenho um crossover taramps eu qro saber o corte de frequência certo pra ela por q queima demais essas cornetas alguém pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  16. Tenho quatro cornetas 305 da seleniun toco elas com um taramps T.A 2000 tenho um crossover taramps eu qro saber o corte de frequência certo pra ela por q queima demais essas cornetas alguém pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  17. Tenho quatro cornetas 305 da seleniun toco elas com um taramps T.A 2000 tenho um crossover taramps eu qro saber o corte de frequência certo pra ela por q queima demais essas cornetas alguém pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  18. eu tenho 2 drivers d250x eu fiz a ligação em série e coloquei um capacitor 100 ufv/100v e um resistor de 20 w esta funcionando bem liguei em amplificador de 1500 w rms ate agora não queimou não

    ResponderExcluir
  19. eu tenho 2 drivers d250x eu fiz a ligação em série e coloquei um capacitor 100 ufv/100v e um resistor de 20 w esta funcionando bem liguei em amplificador de 1500 w rms ate agora não queimou não

    ResponderExcluir
  20. qual capacitor usar para driver natts DX 5000 com resposta de 500-4000 HZ e tweeter natts TX 500 com resposta de 2-20 KZ com um alto falante de 12'' 300 watts rms com resposta de 60- 3000 HZ

    ResponderExcluir
  21. Parou meus 4 drivers d 250 queria saber c pode ser o capacitor? Ou c o capacitor não evita a queima dos reparos?

    ResponderExcluir
  22. Parou meus 4 drivers d 250 queria saber c pode ser o capacitor? Ou c o capacitor não evita a queima dos reparos?

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma dúvida a esclarecer. Mesmo utilizando um crossover na frequencia correta para os drivers e preciso o uso dos capacitores 6.8uf para não queimarem os reparos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu amigo não precisa usar capacitor pq o crossover já é um filtro de de frequência só tem que tomar cuidado para desregula o crossover se não tuas corneta e tweete vai pro beleleu

      Excluir
  24. Boa noite amigo
    Quando eu ligo drivers ou twiter em série eu devo usar um capacitor pra cada um? E se eu optar por utilizar um divisor de frequência, devo utilizar um pra cada componente também mesmo ligados em série?

    ResponderExcluir
  25. Amigo tenho DTI 4630 qual seria capacitor devo utilizar pois queimei o reparo 2x. Grato

    ResponderExcluir
  26. Boa noite meu amigo Qual o capacitor eu devo usar no meu twitter selenium d 450 de 300w

    ResponderExcluir
  27. Boa noite tenho dois titanium da eros 7200 tá queimando direto só toca um dia qual capacitor devo usa nele
    Um colega mandou usa resistor também cera que vai resolver meu problema

    ResponderExcluir
  28. Boa noite tenho dois titanium da eros 7200 tá queimando direto só toca um dia qual capacitor devo usa nele
    Um colega mandou usa resistor também cera que vai resolver meu problema

    ResponderExcluir
  29. Ola galera tenho quatro cornetas d250x ta tocando numa banda 9,8 no crossouver como posso regular certinho pra nao queimar tirei os capacitores desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  30. Ola galera tenho quatro cornetas d250x ta tocando numa banda 9,8 no crossouver como posso regular certinho pra nao queimar tirei os capacitores desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  31. Ola galera tenho quatro cornetas d250x ta tocando numa banda 9,8 no crossouver como posso regular certinho pra nao queimar tirei os capacitores desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  32. Para um drive tomahowke 175ti quais os cortes certo que eu deveria usar para ter mais voz? O modulo de 280rms de 02ohms da certo?

    ResponderExcluir
  33. Prezados, quero tirar uma duvida. Por que o tweeter da porta ( 6 polegadas de duas vias) só funciona se eu aumentar bem o volume? O q deve estar faltando? Obrigado

    ResponderExcluir
  34. Ola galera tenho 2 Drivin DTI ouversound 2540 tem placa divisora mas queima toda semana oq fazer pra parar de queimar?

    ResponderExcluir
  35. Olá Boa noite tenho uma corneta da Orion de 120w rms 8ohms ela está com um capacitor 47 uf 100v e está queimando muito fácil cera q e esse capacitor q está queimando ela toda hr??? Desde já agradeço pela a ajuda

    ResponderExcluir
  36. Olá galera, tenho uma caixa trio não sei o que foi q aconteceu eles não toca mais só faz muito barulho?

    ResponderExcluir
  37. Amigo tenho dois falantes de médio grave de 12" de 350 RMS cada, é uma corneta d 250 trio e um Twitter, o módulo e um Taramps de 2000 wats. Devo colocar capacitor e registro para não queimar o drive? o só capacitor da conta.? Pq não tem Crossover.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite sou novo nesse negócio de som automotivo... tenho 2 auto de 350rms cada
    2 driver dx250 e duas super twitta 400
    So tenho uma força soundigital 1500 rms de um canal ela da conta pra esses equipamentos?

    ResponderExcluir
  39. Olá galera.eu tenho dois drivers d250trio,e dois drivers d250x ligados em um modumó taranps ts400 o né um crossover crx duas vias,qual o corte de frequência eu posso usar para não gueimar os meus reparos

    ResponderExcluir
  40. Olá galera me tira uma dúvida eu tenho 2 cornetas D250x com o módulo Power one, qual o capacitor correto pra usar nesse tipo de corneta?? Um rapaz me indicou o de 250v x 22uF

    ResponderExcluir
  41. Ah esqueci de mencionar que a pessoa me indicou o resistor de 20w também

    ResponderExcluir
  42. Meu reparo e odti 3500 ti queima que ate fura aquela parte. De aluminio que fica por cima o que pode ser

    ResponderExcluir
  43. Meu reparo e odti 3500 ti queima que ate fura aquela parte. De aluminio que fica por cima o que pode ser

    ResponderExcluir
  44. Qual capacitor serve pra não queimar um drive de potência máxima de 2000 watts de 8ohms?

    ResponderExcluir
  45. Tenho dois driver D305 ligados em série e só um queima o repara com frequência o que bode ser ?

    ResponderExcluir
  46. Gente alguém poderia me ajudar tenho uma caixa de som separado som com o alto falante 10ou 12,não me lembro come seco de 200rms e na outra caixinha pequena duas cornetas Selenium deve ter 50wats ou 70watz e um drive de 50watz ligado numa Taramps 400,4canais gente porq tá queimando meus reparos não dura nem um mês qual capacitor eo correto pois sou uma pessoa gosta mais que puxa o agudo das cornetas q ela fala mais dia o batidão

    ResponderExcluir
  47. Gente vocês pode mim ajudar minha cornetas queima de mais não sei oque fazer pra parar de queimar

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar este blog